PERGUNTAS FREQUENTES

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P: O que é agora isto dos Outduros?

R: Somos um grupo de pessoas que treina... na rua.

 

P: Quem é que organiza isto?

R: Os treinos são dados pelo André Sousa ou pelo João Magalhães, ambos profissionais muito qualificados da área do exercício, que começaram este grupo em 2014. Clica aqui para saberes um pouco mais sobre os dois.

 

P: Onde é que treinam?

R: Treinamos em vários sítios em Lisboa. Estádio Universitário, Parque Eduardo VII ou a fonte luminosa da Alameda, são alguns exemplos dos mais de 15 locais diferentes por onde já passámos. Durante a semana, os treinos são sempre no centro de Lisboa em locais de fácil acesso de transportes públicos. Ao Domingo, ocasionalmente, vamos um pouco mais longe, como a Belém ou ao Parque das Nações.

 

P: Mas que tipo de treino é que fazem? Isto é do género daqueles boot camps da tropa? Ou crossfit?

R: Óptima pergunta. Aqui vai uma resposta um pouco detalhada para saberes com o que podes contar. Salta para o último parágrafo se não te apetecer ler tudo.

            Cada sessão de treino é composta essencialmente por três partes: aquecimento, parte principal e retorno à calma. No aquecimento, além de aqueceres devidamente, irás trabalhar vários exercícios de coordenação e de mobilidade, desde locomoções em 4 apoios a vários tipos de alongamentos dinâmicos. Na parte principal do treino, irás trabalhar força, potência e resistência cardiovascular, muitas vezes em simultâneo. Todas as semanas o principal foco do treino irá mudar de acordo com o local. Algumas vezes os treinos são organizados em circuito, outras vezes não. Dependerá do foco de treino para aquela semana. Por exemplo, na Alameda existe um grande lance de escadas, óptimo para trabalhares a tua resistência. Assim, o principal foco dos treinos da Alameda, será a resistência cardiovascular. O que não significa que não trabalhes outras qualidades físicas com outros exercícios. No final do treino, faremos alguns exercícios de relaxamento.

            Grande parte dos exercícios são feitos com um parceiro, o que torna o treino muito mais divertido e desafiante. Esse parceiro será o responsável por oferecer resistência nesses exercícios. Não te preocupes se vieres sozinha/o, todos treinam com todos, e o treinador pode entrar no treino caso o total de participantes seja ímpar. Não vais ver TRX, nem Kettlebells, nem nenhum equipamento da moda no nosso treino, a não ser um cinto de judo, não para colocar na testa, como o Rambo, mas para servir de suporte a vários exercícios com o parceiro.

            Basicamente vais correr, saltar, gatinhar, puxar, empurrar e ficar muito cansado com isso tudo sem ter ninguém a gritar contigo nem a chamar-te inútil, a não ser que tragas a tua mãe.

 

P: Mas eu estou fora de forma... devo ir na mesma?

R: Essa é a principal razão pela qual deves vir treinar connosco. Se a tua razão para não treinares é porque estás fora de forma, então tens aí um paradoxo bem complicado. Não te deixes assustar pelo nome. Os treinos são adaptados para vários níveis de condição física e todos os exercícios têm várias progressões e regressões de onde poderás escolher a que mais se adequa ao teu nível ou às tuas limitações. Por outro lado, se achares que não vais treinar o suficiente, estão lá o João ou o André para ti...

P: Se chover também há treino?

R: Sim. Traz um impermeável.

P: Quais são os dias e horários disto?

R: Durante a semana, treinamos 2ª, 4ª às 19:30. Aos Sábados/domingos, o horário varia semanalmente.

 

P: Mas então se os treinos são sempre num local diferente, como posso saber com antecedência onde é que vai ser?

R: Quando fizeres a tua inscrição, terás acesso à área de membro onde poderás verificar a agenda de treino para o mês seguinte e efectuar as tuas marcações. O local de treino é diferente todos os dias.

 

P: Ok! Quero inscrever-me! O que tenho de fazer?

R: Basta enviares um e-mail para outduros@gmail.com a declarar o teu interesse em participar e receberás um email de volta com todas as indicações para te inscreveres.

 

P: Quanto é que isto custa?

R: Se quiseres vir só uma vez por semana, são 20€/mês. Se quiseres um livre transito, são 30€/mês. Não há fidelização. Se quiseres, podes também juntar um grupo de amigos e marcarem as vossas próprias sessões de treino num horário a decidir. O preço é de 40€ por sessão. Para qualquer serviço, apenas aceitamos transferência bancária ou por MBWay. Aos Domingos é sempre gratuito!

P: Gostava de experimentar, mas não consigo ir ao Domingo.

R: Tudo bem. Envia-nos uma mensagem que nós vemos contigo outro dia para experimentares.

 

P: E vocês têm seguro para lesões? O que acontece se me magoar?

R: Se seguires devidamente as nossas instruções e utilizares as progressões adequadas ao teu nível reduzirás consideravelmente a probabilidade de te magoares. No entanto, os acidentes acontecem e ninguém está 100% isento, por isso nós asseguramos a tua participação nesta atividade. 

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