"MAS AQUELES TREINOS DOS OUTDUROS SÃO PARA TODOS?..."


...reza a famosa pergunta com a qual nos deparamos regularmente, vinda de amigos ou de amigos de amigos, cuja curiosidade foi desperta pela insistência das pessoas que já treinam connosco ou por imagens de homens e mulheres fortes nas redes sociais.



De facto, "Não", é a resposta correcta. Pessoas com graves limitações de locomoção, com deficiências motoras acentuadas, crianças pré-pubertárias ou idosos com reduzida independência funcional, provavelmente irão encontrar alguma dificuldade em participar adequadamente nos nossos treinos. Todas as outras pessoas são elegíveis para treinar connosco.


Os treinos são frequentemente organizados por circuitos de vários exercícios. Para cada exercício, são dadas várias progressões e regressões que permitem aos participantes ajustar a intensidade e a complexidade do exercício ao seu nível de força e de competência motora. Os exercícios que são feitos a pares são elaborados de forma a que quem providencia a resistência tenha uma vantagem mecânica sobre quem executa o exercício, não se tratando de uma competição equivalente de força. Por outro lado, caso a componente cardiovascular seja a principal limitação, o número de repetições dos exercícios, ou o número de circuitos finalizados, pode ser reduzido e ajustado adequadamente. Por fim, exigimos sempre aos nossos participantes que comuniquem quaisquer problemas ou limitações físicas para que possamos saber quais os exercícios contra indicados e sugerir as alterações adequadas.


Os nossos grupos de treino são sempre heterogéneos no que toca às qualidades físicas dos indivíduos: desde pessoas sedentárias com menos de 50kg a indivíduos que facilmente agacham o triplo desse peso para várias repetições. Por essa razão, organizamos as sessões de forma a que as variáveis de treino sejam facilmente ajustáveis às limitações de cada um.


O nome Outduros faz com que o grupo pareça exclusivo a indivíduos fisicamente dotados. Mas a realidade é que a nossa definição de duro é outra. Duro é um indivíduo que: treina regularmente com intuito de se superar a si mesmo; que é resiliente em desistir de desafios inicialmente insuperáveis; que não se deixa comover nem quebrar facilmente; que é sério, honesto, humilde, educado, assíduo, pontual.


Posto isto, a desculpa de "epah, mas eu não estou em forma para treinar com esses gajos..." perde a sua validade. Até porque se trata de um paradoxo. Se não estás em forma para começar a treinar, então nunca vais ficar em forma e, consequentemente, nunca vais começar. Boa sorte...


A solução parece-nos bem simples: vires treinar connosco!


Outduros

28 de Agosto, 2018


189 visualizações

Outduros 2018